Buscar
  • Maraibi

Harmonizando sabores

Com a diversidade de rótulos, tipos de uvas, esse é um tema desafiador para alguns. Bom, combinar uma boa massa com um bom vinho não é nenhuma novidade, aliás é uma das combinações mais tradicionais no mundo. É só olhar para a Itália, por exemplo, que é considerado o berço das massas e também um dos países em que mais se consomem essa bebida tão preciosa: o Vinho.


Naturalmente, é possível comer um bom prato de massa acompanhado do vinho de sua preferência, no entanto, nossa ideia aqui é ajudá-lo a fazer uma harmonização bem-feita que irá proporcionar um diferencial e tanto na hora de saborear esses pratos. Separamos algumas sugestões pra você, vamos lá:


Massa com molho vermelho

Começamos por este, que é considerado o mais tradicional: a massa acompanhada de molho de tomate.

Dica:

Uma boa harmonização pede vinhos tintos, e se você aceitar nossa sugestão, dê preferência aos da região da Itália como: Chianti, Primitivo e Terre Avare.

Mas como dica principal, para você dar o toque do chef, opte pelos vinhos tintos.








Massas com molhos feitos com carne

Para se obter uma boa harmonia, molhos como bolonhesa ou outros preparados com pedaços de carne vermelha pedem um vinho tinto mais marcante. Aqui a ideia é acompanhar o sabor proveniente da carne vermelha.

Dica:

Dê preferência aos vinhos preparados com uvas Cabernet Sauvignon ou até mesmo Malbec e a Carménère, que você fará bonito!










Massas ao molho branco

Considerados mais gordurosos, estes pratos pedem uma bebida que quebre o sabor forte proveniente dos temperos e ingredientes utilizados.

Dica:

O vinho branco é o mais indicado, pois consegue fazer isso muito bem e fica como sugestão, àqueles preparados com as uvas Chardonnay, é tiro certo.








Mas se você é daqueles que não abrem mão do vinho tinto, então uma excelente opção são os tintos considerados “leves”, e aí nossa dica são os vinhos produzidos com as uvas Pinot Noir, você estará bem amparado.

Massas preparadas com frutos do mar

Sim, também existem vinhos ideais para acompanhar massas com frutos do mar e uma boa harmonia de sabores se dá pela escolha de vinhos brancos e rosés.


Dica:

O rosé francês Triporteur é uma excelente opção, mas se você é dos nacionais, a sugestão é o Fausto Merlot.

Como vinho branco, a sugestão é o argentino Amadeo Torrents.









Molho pesto

Se você é apaixonado por esse molho, tenho uma notícia pra você: saboreá-los com a companhia de um vinho branco leve e fresco é uma experiência e tanto.

Dica:

Como sugestão, opte por vinhos mais delicados, como os preparados pela uvas Sauvignon Blanc.











Gostou das dicas?

Deixe seu comentário, e até o próximo post.

12 visualizações0 comentário