Buscar
  • Maraibi

Manaus e seus encantos

Ir a Manaus simplesmente para conhecer, não é algo que seja habitual, concorda? Mas deveria! Pouco tempo na cidade e já é possível se render aos encantos desta histórica e suas atrações naturais que deixam qualquer um com aquele gostinho amargo de saudade e o desejo de voltar a esse lugar, os estrangeiros que o digam, estão por toda parte.


A experiência de entrar na Amazônia, é de fato impactante, algo pra ficar na memória.


Uma experiência e tanto

Se você vem a Manaus no mês de julho, possivelmente a época de chuvas já haverá acabado, mas é possível encontrar ainda os rios bem cheios, o que permitirá um passeio de barco inesquecível por igarapés e igapós.

Não deixe de viver essa experiência. Navegar junto a vegetação é incrível, a sensação que você tem é de estar sendo abraçado pela Floresta Amazônia.










E prepare a câmera, pois não se surpreenda com um macaco saltando de galho em galho, a diversidade de pássaros e cores, e a conhecida vitória-régia. As cenas do cotidiano de ribeirinhos, tendo o barco como meio de locomoção, as casas, as igrejas e até escolas flutuantes, erguidas sobre um sistema que evita alagamento durante as cheias. A produção de pirarucu em cativeiro, tudo, um verdadeiro mergulho a essa cultura tão rica.

E quando você pensa que é tudo, chega ao encontro das águas – um espetáculo da natureza, onde os rios Negro e Solimões se unem e por seis km, as águas dos dois rios - com características e temperaturas diferentes - seguem sem se misturar, até formar o rio Amazonas.









Olhar para toda a grandeza desse lugar, todos os detalhes, faz você se perguntar – como eu não estive aqui antes? Pois é, embora vir a Manaus não seja algo de muita procura dos brasileiros, é fácil encontrar estrangeiros pela cidade.


E o que mais não posso perder em Manaus?

Sim, também existem vários outros pontos que vale a pena perder umas horas. O Bosque da ciência, sem dúvida é um deles. Trata-se de uma reserva dentro da cidade.


Dica:

Uma área aberta onde é possível ver animais como o peixe-boi e a ariranha, fazer trilha em área de mata preservada e conferir curiosidades, como a maior folha do mundo. É isso mesmo, e se você acha pouco, não se surpreenda se der de frente com tamanduás, bicho-preguiça ou macaquinhos.







E o que dizer do desenho original das famosas ondas do calçadão da Praia de Copacabana, no Rio, que fica no Largo São Sebastião, onde está o teatro.

Você sabia? As ondulações em preto e branco representam o encontro das águas dos rios Negro e Solimões e foram feitas em 1901. Pois é, só mais tarde, aproximadamente em 1920, foram reproduzidas em Copacabana.









E tem mais, o Mercado municipal Adolpho Lisboa, construído em 1883 às margens do Rio Negro, o Palacete Provincial, antiga sede do governo onde hoje funciona um centro cultural, com pinacoteca e museu. O Palácio Rio Negro, que tem uma pinacoteca com obras clássicas de artistas locais, além de pinturas e réplicas de ocas indígenas. O Palácio Rio Branco, antiga sede da Assembleia Legislativa, abriga biblioteca e salas expositivas dedicadas à memória do Poder Legislativo estadual e à história política do Amazonas. O Teatro Amazonas, um dos mais belos e imponentes teatros do Brasil, com sua fachada neoclássica e pinturas no teto, do italiano Domenico de Angelis, que criam uma ilusão de ótica que dá movimento aos personagens.


Ponta negra

Além de ser um ponto turístico, Ponta Negra é o bairro mais nobre de Manaus. No processo de modernização do espaço urbano do bairro, a intervenção paisagística da praia da Ponta Negra resultou num grande complexo arquitetônico, como o calçadão, anfiteatro e restaurantes, o que mudou a paisagem.



É nesse cenário que o Maraibi Wine bar está inserido. Idealizado a alguns anos, o Maraibi teve ótima aceitação no início mas a casa entendeu que precisava proporcionar algo diferente, para um público seleto. Reinaugurada recentemente, no dia 10 de julho de 2021, o Maraibi voltou como Wine Bar, com o ambiente totalmente reformado. Com uma carta de vinhos das melhores vinícolas do mundo, além de um menu gourmet de dar água na boca, o local já é considerado uma experiência única, pra fechar com chave de ouro a visita em Manaus.

Venha para Manaus, você vai se surpreender.


Gostou das dicas?

Deixe seu comentário, e até o próximo post.

18 visualizações0 comentário